O número da pesquisa Ipec que mais intrigou bolsonaristas
Antigo Ibope, Ipec divulgou uma série de pesquisas eleitorais, nessa segunda-feira (15/8), com cenários nos estados
atualizado
Compartilhar notícia
O Ipec (antigo Ibope) divulgou, nessa segunda-feira (15/8), uma série de pesquisas sobre o desempenho dos candidatos à Presidência da República não só em nível nacional, como por estado.
Os resultados que mais incomodaram aliados e auxiliares do presidente Jair Bolsonaro foram os números do levantamento em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.
De acordo com a pesquisa do Ipec, Lula lidera entre os eleitores paulistas, com 38% das intenções de voto, 10 pontos percentuais à frente de Bolsonaro, que apareceu com 28%.
Nos bastidores, bolsonaristas alegam que o número do Ipec é discrepante do resultado de outros pesquisas, que têm mostrado o atual presidente liderando ou tecnicamente empatado com o petista em São Paulo.
Aliados de Bolsonaro alegam também que a única vez que PT ganhou no estado foi na primeira eleição de Lula em 2002. Desde então, candidatos petistas ao Palácio do Planalto nunca venceram no estado.
O Ipec ouviu 1.200 pessoas entre 12 e 14 de agosto em 59 municípios paulistas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-04035/2022.