metropoles.com

O incômodo de Lira com Marcos Pereira

Nos bastidores, Arthur Lira demonstrou incômodo com a postura de Marcos Pereira após o acordo em torno de Hugo Motta na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
1 de 1 Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), demonstrou a aliados incômodo com a postura de Marcos Pereira (Republicanos-SP) após o recente acordo entre eles em torno da candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) ao comando da Casa.

Em conversas reservadas, Lira reclamou do fato de Pereira ter dado uma série entrevistas anunciando Motta como um nome de “consenso”. Para o presidente da Câmara, isso prejudica as negociações para fortalecer o nome de Motta na disputa.

4 imagens
Vice-presidente do Congresso, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) desistiu da disputa pela presidência da Câmara e anunciou apoio ao colega Hugo Motta (Republicanos-PB)
Líder está insatisfeito com partido
Já Antonio Brito também desistiu de concorrer à presidência da Câmara
1 de 4

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) virou favorito para assumir a presidência da Câmara

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
2 de 4

Vice-presidente do Congresso, deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) desistiu da disputa pela presidência da Câmara e anunciou apoio ao colega Hugo Motta (Republicanos-PB)

Câmara dos Deputados
3 de 4

Líder está insatisfeito com partido

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
4 de 4

Já Antonio Brito também desistiu de concorrer à presidência da Câmara

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Incomodado, Lira pediu a aliados que aconselhassem Marcos Pereira a submergir enquanto as negociações ainda estão em andamento. Embora tenha fechado acordo, o próprio presidente da Câmara ainda não se pronunciou publicamente sobre o tema.

A interlocutores Pereira avisou que já submergiu desde a semana passada. O deputado contou ainda a aliados que avisou previamente a Lira que daria entrevistas após o acordo porque precisava dar a sua versão sobre os fatos.

A desistência de Marcos Pereira

Na semana passada, Pereira surpreendeu o próprio Lira ao desistir de concorrer ao comando da Casa e anunciar apoio a Hugo Motta. A jogada acabou tirando o favoritismo de Elmar Nascimento (União-BA), visto até então como favorito de Lira.

O acordo irritou Elmar. Em conversa com o atual presidente da Câmara, o deputado baiano avisou que não desistiria em prol do deputado do Republicanos. A aliados o parlamentar do União Brasil afirmou ainda se sentir “traído” por Arthur Lira.

Agora, Elmar abriu negociações com o líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), candidato de Gilberto Kassab ao comando da Câmara. A ideia é negociar uma contraofensiva que faça frente a Motta na disputa marcada para fevereiro de 2025.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?