metropoles.com

O gesto de Renan no Marco Temporal de olho na sucessão de Pacheco

Senadores viram voto de Renan Calheiros a favor do PL do Marco Temporal como “gesto” a colegas para a disputa pela presidência do Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra senador Renan Calheiros / Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra senador Renan Calheiros / Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O voto de Renan Calheiros (MDB-AL) pela aprovação do Marco Temporal das terras indígenas foi visto no Senado como um “gesto” do emedebista a colegas senadores de olho na sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Ao contrário da base do governo Lula, que votou majoritariamente contra a proposta, Renan seguiu a maioria da Casa e se posicionou a favor do PL, aprovado como uma “resposta” à “interferência” do STF em relação ao tema.

Na avaliação de aliados, Renan quis usar o voto como uma demonstração de que, embora seja aliado do Palácio do Planalto, defenderá primeiramente os interesses do Senado se eleito presidente da Casa.

O aceno seria destinado principalmente a senadores bolsonaristas e da oposição em geral, que têm como principal pauta de atuação legislativa hoje um enfrentamento em relação ao Supremo.

Como mostrou a coluna, Lula vetará parcialmente o projeto do Marco Temporal. Nas palavras de um ministro palaciano, “não será um veto total, mas será um veto bastante grande”.

Campanha em curso

Hoje, o principal adversário de Renan na disputa pela sucessão de Pacheco é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que também vem se articulando nos bastidores em busca dos votos dos colegas.

Como noticiou a coluna, de olho na disputa, Alcolumbre deixou de votar no relatório final da CPMI do 8 de Janeiro, mesmo sendo titular da comissão, para não correr o risco de desagradar nem o governo, nem a oposição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?