O favorito do partido de Bolsonaro para ser o 1º vice da Câmara
PL de Jair Bolsonaro negocia a 1º vice-presidência na chapa de Elmar Nascimento (União-BA) para a eleição interna da Câmara, em 2025
atualizado
Compartilhar notícia
Em tratativas com o União Brasil para indicar o 1º vice na chapa de Elmar Nascimento (União-BA) à presidência da Câmara, o PL de Jair Bolsonaro já tem um favorito para disputar o cargo nas eleições de fevereiro de 2025.
O nome mais forte para a indicação é o do atual líder do partido na Casa, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ). O parlamentar tem apoio tanto do chamado “PL raiz”, formado por aliados de Valdemar Costa Neto, quanto da ala bolsonarista da sigla.
Altineu seria um dos poucos nomes de “consenso” dentro da bancada, segundo membros do PL ouvidos pela coluna. Ele está na liderança do partido na Câmara desde 2022 e conseguiu manter a paz entre as diversas alas da legenda.
Como mostrou a coluna, Elmar negocia a indicação do posto primeiro-vice em sua chapa à presidência da Câmara com o partido de Bolsonaro, repetindo a dobradinha que garantiu a primeira eleição de Arthur Lira (PP-AL) ao cargo.
Com uma bancada de 93 deputados, o PL é o partido mais cobiçado para a definição do futuro presidente da Casa Legislativa. A legenda é considerada como o principal “fiel da balança” entre os principais candidatos na disputa.