1 de 1 Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda de governo - Metrópoles
- Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br />
@hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div>
</p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p>
O presidente Lula avalia anunciar durante a Assembleia-Geral da ONU, no final de setembro, em Nova York, quem ele escolheu como presidente da a COP30, Conferência do Clima que ocorrerá em Belém (PA).
Segundo apurou a coluna com fontes do Palácio do Planalto, o favorito hoje para ocupar o posto é o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, atual secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty.
3 imagens
1 de 3
Presidente Lula participa da abertura da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
2 de 3
O embaixador André Aranha Corrêa do Lago
Pedro França/Agência Senado
3 de 3
Belém (PA) sediará a COP30, em novembro dde 2025
Divulgação/Governo do Pará
Corrêa do Lago já vem participando das reuniões sobre o evento, que ocorrerá em novembro de 2025, assim como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a secretária de Mudança do Clima da pasta, Ana Toni.
O presidente da COP é o responsável por liderar as negociações diplomáticas e construir a agenda do evento. Na COP30, o principal foco deve ser a revisão do Acordo de Paris e das metas de redução de emissão de gases.