metropoles.com

O favorito da lista tríplice para ser indicado por Bolsonaro ao TSE

Advogado André Ramos Tavares é considerado favorito na lista tríplice por ministros do STF e juristas ligados ao Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia do julgamento da fusão que cria o União Brasil, maior legenda do País 0
1 de 1 Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia do julgamento da fusão que cria o União Brasil, maior legenda do País 0 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O advogado André Ramos Tavares é considerado por integrantes do STF e por juristas ligados ao Palácio do Planalto o favorito da lista tríplice para ser o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro do TSE.

Segundo fontes do Supremo e do Planalto, Tavares conta com “padrinhos” importantes. Entre eles, o ministro Ricardo Lewandowski, que tem boa relação com militares, e juristas, como Karina Kufa, advogada eleitoral do presidente da República.

Somam-se a isso as relações dos outros dois integrantes da lista tríplice: Vera Lúcia Santana e Fabrício Medeiros. A primeira é integrante do grupo Prerrogativas, que faz oposição a Bolsonaro. O segundo também tem padrinhos opositores ao presidente.

Fabrício é advogado do DEM há anos e tem relação próxima com o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia. O advogado também é apoiado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, um dos principais adversários de Bolsonaro na Corte hoje.

O nome a ser escolhido pelo presidente da República para o TSE entrará no lugar do ministro Raul Velloso Filho, que havia sido indicado por Bolsonaro em 2019, mas pediu para deixar a Corte antes do tempo alegando problemas de saúde.

A escolha é importante para o atual ocupante do Palácio do Planalto, sobretudo em razão do ano eleitoral. O novo ministro certamente terá de se posicionar sobre ações que questionem atos de campanha de Bolsonaro à reeleição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?