O convite de Xi Jinping a Lula e Janja
Presidente da China, Xi Jinping, fez um convite ao presidente Lula e à primeira-dama, Janja, depois do jantar no Palácio do Itamaraty
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da China, Xi Jinping, fez um convite ao presidente Lula e à primeira-dama, Janja, após o jantar oferecido pelo petista ao líder chinês na quarta-feira (20/11), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Quando estavam se despedindo, Xi convidou Lula e Janja a visitarem a China novamente. A coluna teve acesso ao vídeo do momento em que o presidente chinês falou com o petista e com a primeira-dama.
Veja vídeo:
Lula já esteve na China nesse terceiro mandato. O petista vistou o país em abril de 2023. Ele viajou com uma grande comitiva, com empresários, governadores, senadores, deputados e ministros.
Lula fala sobre tentativa de envenenamento
No jantar com Xi, como a coluna revelou, Lula falou sobre o suposto plano elaborado por militares para tentar matar o petista e o vice-presidente Geraldo Alckmin envenenados em 2022.
Durante discurso de abertura do jantar, o presidente brasileiro disse que Alckmin só estava no evento no Itamaraty porque “escapou” do envenenamento.
“Eu queria começar cumprimentando a minha querida companheira Janja, cumprimentar o companheiro Xi Jinping, presidente da República Popular da China, cumprimentar a nossa companheira Dilma Rousseff, presidente Novo Banco de Desenvolvimento. E cumprimentar o companheiro, Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, ministro do Desenvolvimento e Comércio, que escapou do envenenamento e está aqui com a gente”, disse Lula.