metropoles.com

Secretária que assumiria o lugar de Silvio Almeida pede demissão

Número 2 de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos, Rita de Oliveira pediu exoneração nesta sexta-feira após demissão do ministro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Silvio Almeida
1 de 1 Silvio Almeida - Foto: Divulgação/Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Atual secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Cristina de Oliveira pediu exoneração do cargo na noite desta sexta-feira (6/9), após a demissão do titular da pasta, Silvio Almeida, por Lula.

O pedido foi confirmado pela própria Rita à coluna e frustra a expectativa do Palácio do Planalto para que ela comandasse interinamente o ministério até que Lula decidisse o novo ministro efetivo.

“Já pedi pra publicarem minha exoneração junto com a do ministro”, afirmou a número 2 de Silvio Almeida à coluna.

Silvio Almeida foi demitido na noite desta sexta-feira após denúncias de supostos episódios de assédio sexual praticados por ele contra mulheres, incluindo a atual ministra da Igualdade Racial do governo Lula, Anielle Franco.

A decisão foi tomada pelo presidente um dia após o Metrópoles, na coluna Guilherme Amado, revelar que ele foi denunciado por Anielle e por outras mulheres à organização Me Too Brazil, que acolhe e protege vítimas de assédio sexual em todo o mundo.

O Me Too confirmou, em nota à imprensa, as denúncias contra Silvio Almeida. O movimento disse, porém, não poder revelar os nomes das vítimas sem consentimento delas. Segundo a organização, todas as vítimas teriam pediram anonimato ate o momento.

O Metrópoles apurou, contudo, que os supostos episódios de assédio a Anielle incluiriam toques nas pernas da ministra, beijos inapropriados ao cumprimentá-la, além de o próprio Silvio Almeida, supostamente, ter dito a Anielle expressões chulas, com conteúdo sexual.

Todos os episódios teriam ocorrido em 2023. Um deles, noticiado por esta coluna nesta sexta-feira (6/9), ocorreu em maio do ano passado durante uma reunião oficial sobre racismo em aeroportos. Segundo relatos de Anielle, o ministro teria passado a mão entre suas pernas durante o encontro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?