metropoles.com

Novo partido de Mourão está cada vez mais longe de Bolsonaro

Tendência no Republicanos hoje é não formalizar aliança com Jair Bolsonaro e liberar seus filiados a apoiarem outros candidatos ao Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O presidente Bolsonaro (PL) em evento no Planalto. Ela leva as mãos ao queixo e tem expressão preocupada - Metrópoles
1 de 1 O presidente Bolsonaro (PL) em evento no Planalto. Ela leva as mãos ao queixo e tem expressão preocupada - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A ausência de aliados próximos do presidente Jair Bolsonaro na filiação do vice-presidente Hamilton Mourão ao Republicanos nesta semana foi simbólica.

Lideranças do partido presentes no evento admitiram à coluna, sob reserva, que a legenda está cada vez mais distante do atual presidente da República.

Nesse cenário, líderes do Republicamos admitem que o partido caminha para não apoiar formalmente a reeleição de Bolsonaro e liberar seus filiados a apoiarem outros candidatos ao Palácio do Planalto.

“Nosso interesse não é eleger presidente da República, mas fazer bancada (na Câmara)”, resumiu um parlamentar da sigla à coluna pedindo reserva.

Para lideranças da sigla, o fato de Mourão ter ressaltado durante a filiação que pretende dar apoio irrestrito a reeleição de Bolsonaro seria um sinal de que a sigla dará liberdade para seus filiados apoiarem quem quiserem.

A insatisfação do Republicanos com Bolsonaro é pública. O próprio presidente nacional da sigla, Marcos Pereira (SP), já disse em entrevistas que o presidente da República “atrapalhou” a filiação de parlamentares ao partido.

Esse distanciamento da legenda em relação a Bolsonaro poderá levar o ministro da Cidadania, João Roma, a deixar o Republicanos para concorrer ao governo da Bahia em uma chapa apoiada pelo presidente da República.

Apesar da distância atual, dirigentes da legenda ressaltam que só pretendem bater o martelo sobre a posição da sigla na disputa presidencial em abril, após o período de trocas partidárias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?