As novas pesquisas em SP e o impacto da versão light de Marçal
Quaest e Datafolha divulgam, na próxima semana, novas pesquisas que mostrarão impacto da versão light adotada por Pablo Marçal
atualizado
Compartilhar notícia
Ao menos duas pesquisas de intenção de voto revelarão, na próxima semana, o impacto sobre o eleitorado da versão “light” adotada por Pablo Marçal (PRTB) desde o debate do SBT, na sexta-feira (20/9).
A partir de sábado (21/9), a Quaest vai a campo fazer um novo levantamento junto aos paulistanos. As entrevistas serão feitas até a segunda-feira (23/9), e o resultado está marcado para sair na terça-feira (24/9).
No mesmo dia que a Quaest divulgará sua pesquisa, outro instituto entra em campo: o Datafolha. O levantamento será feito entre a terça e a quinta-feira (26/9), dia em que o resultado será apresentado.
A aposta dos aliados de Marçal é de que a versão moderada do ex-coach vai ajudar a melhorar o desempenho dele nas pesquisas, sobretudo entre o eleitorado feminino, mais avesso ao candidato do PRTB.
A expectativa da campanha de Marçal é de que a versão mais light também contribua para diminuir a rejeição dele, que chegou a disparar 17 pontos no Datafolha divulgado na quinta-feira (19/9).
Versão light de Marçal nas redes
A avaliação dos aliados do ex-coach é de que o episódio da cadeirada que ele levou de José Luiz Datena (PSDB) — e, sobretudo, o exagero na reação de Marçal — mais prejudicou que ajudou o candidato do PRTB.
Diante disso, Marçal foi aconselhado a mudar de postura e abandonar o estilo agressivo. O conselho foi para que o ex-coach passe a ser mais “propositivo” na campanha, focando sua atuação na apresentação de ideias.
Segundo auxiliares, Marçal pretende adotar o novo estilo também nas redes sociais, até então dominadas por “cortes” de lacração. As novas pesquisas serão determinantes para saber até quando ele manterá essa versão.