No STF, aposta é que ação de Bolsonaro contra Moraes será arquivada
Ministros da Corte também rejeitam tese de bolsonaristas de que ação torna Moraes impedido de julgar futuros processos contra Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Ministros do STF dão como certo, nos bastidores, que a mais recente investida do presidente Jair Bolsonaro contra Alexandre de Moraes não vai prosperar na Corte.
Segundo integrantes do Supremo, a notícia-crime na qual Bolsonaro acusa Moraes de abuso de autoridade tem uma série de elementos que lhe garantem destino certo para o arquivamento.
Em primeiro lugar, ministros dizem que a ação evocará o sentimento de corporativismo na Corte que impede desde sempre que processos contra membros do STF avancem.
Colegas de Moraes avaliam que o ministro até tem cometido alguns “excessos”, mas ponderam que o sentimento de autopreservação da Corte fala mais alto nesse momento.
Outro elemento citado pelos ministros do Supremo para prever o arquivamento da ação é de que a notícia-crime apresentada pelo atual chefe do Palácio do Planalto caiu nas mãos de de Dias Toffoli.
Embora tenha boa relação com Bolsonaro, Toffoli foi o responsável em 2019, enquanto presidente do STF, por abrir de ofício o inquérito das fake news , justamente o que embasa a reclamação do chefe do Planalto contra Moraes.
A aposta no Supremo é de que Toffoli vai, no máximo, encaminhar a ação para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) antes de arquivar o caso.
Há também quem preveja que o ministro-relator poderá, num gesto de boa vontade, conceder acesso da defesa de bolsonaristas aos autos do inquérito, reivindicação feita há meses por políticos alvos da investigação.
Impedimento de Moraes?
Ministros do Supremo também têm rechaçado, nos bastidores, tese divulgada por bolsonaristas de que a ação protocolada pelo presidente tornará Moraes impedido de julgar novos processos contra Bolsonaro.
Juristas ouvidos pela coluna sob reserva lembram que, se essa lógica tivesse o menor cabimento, investigados na Lava Jato teriam entrado em massa na Justiça contra o então juiz Sergio Moro para tentar impedi-lo de julgá-los.
“Um besteirol tudo isso”, avaliou à coluna um ministro do STF, sob reserva. Para esse magistrado, a investida de Bolsonaro contra Moraes é “lamentável”.