No Senado, volta de coligações deve ter mesmo destino do voto impresso
PEC que prevê o retorno das coligações em eleições proporcionais foi aprovada pela Câmara, em primeiro turno, na quarta-feira (11/8)
atualizado
Compartilhar notícia
![Senado Federal no final da votação da PL 2.108:2021, que revoga Lei de Segurança Nacional 4](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_700/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2021/08/10201529/Senado-Federal-no-final-da-votac%CC%A7a%CC%83o-da-PL-2.1082021-que-revoga-Lei-de-Seguranc%CC%A7a-Nacional-4.jpeg)
Aliados do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-AP), preveem que o retorno de coligações em eleições proporcionais terá, na Casa, o mesmo destino que a PEC do Voto Impresso teve na Câmara: o arquivamento.
A PEC que prevê a volta das coligações foi aprovada pelos deputados federais em primeiro turno, na noite de quarta-feira (11/8). Se for aprovada em segundo turno, a matéria seguirá para análise do Senado.
Nos bastidores, senadores argumentam que o tema foi aprovado pela Câmara sem acordo com o Senado, que resiste também ao “distritão” – modelo em que são eleitos os candidatos mais votados, independentemente do voto de legenda.
Em resumo: no que depender dos senadores, nem o distritão nem a volta das coligações passam no Senado. A Casa não precisou votar a PEC do Voto Impresso, pois a proposta foi arquivada antes na Câmara.