metropoles.com

No dia da posse de Moraes, campanha circula crítica de Bolsonaro à urna

Aliados e integrantes da campanha estão circulando nas redes vídeo de 2014 com declaração de Jair Bolsonaro criticando as urnas eletrônicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Bolsonaro participa da cerimônia alusiva ao Bicentenário da Independência, no Palácio do Planalto
1 de 1 Presidente Bolsonaro participa da cerimônia alusiva ao Bicentenário da Independência, no Palácio do Planalto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No dia em que o ministro Alexandre de Moraes tomará posse como presidente do TSE, aliados e membros da campanha de Jair Bolsonaro estão fazendo circular nas redes sociais, nesta terça-feira (16/8), trecho de uma entrevista de 2014 na qual ele fala da “inconfiabilidade” das urnas eletrônicas.

No vídeo, Bolsonaro aparece sentado no banco do passageiro de um carro conversando com o jornalista Daniel Zukko, que dirige o veículo. O entrevistado pergunta se o então deputado federal “acredita na Justiça Eleitoral” e se pode ter havido fraude nas eleições de 2014.

“Não. Também não acredito. Lamentavelmente… Olha, você não tem como comprovar (se houve ou não fraude nas urnas). Eu não acredito na urna eletrônica. Mas de jeito nenhum. O PT aparelha tudo no país, porque não iria aparelhar a Justiça Eleitoral. Tem muitas pessoas aí que provam por A mais B a inconfiabilidade das urnas eletrônicas. O que está em jogo é o projeto de poder absoluto deles”, diz Bolsonaro.

“Coerência”

Integrantes da campanha estão usando o vídeo para sustentar a tese de que a entrevista demonstra a “transparência” e “coerência” de Bolsonaro, na medida em que, desde 2014, quando ainda não era candidato ao Palácio do Planalto, ele já questionava a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Membros da campanha à reeleição do presidente alegam ainda que o vídeo demonstra que o questionamento do presidente ao atual sistema eleitoral não é uma pauta recente dele. Eles dizem, porém, não saber quem recortou o trecho da entrevista nesta terça.

Posse

Bolsonaro foi convidado a comparecer à posse de Moraes pessoalmente pelo ministro, que foi recebido pelo presidente da República na semana passada, no Planalto. Além de Bolsonaro, estarão presentes na cerimônia ex-presidentes como Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?