Na contramão de Bolsonaro, Mourão prestigiará posse de Fachin no TSE
Ao contrário de Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão confirmou presença na posse virtual do ministro Edson Fachin como presidente do TSE
atualizado
Compartilhar notícia
Em mais uma atitude na contramão de Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão participará da posse dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite desta terça-feira (22/2).
A presença do general foi confirmada à coluna pela assessoria de imprensa dele. Segundo auxiliares, Mourão participará do evento remotamente. Em razão da pandemia da Covid-19, a cerimônia ocorrerá de forma híbrida, com a presença física apenas dos ministros do tribunal.
Não será a primeira vez que Mourão representará o Palácio do Planalto em eventos do Judiciário. No início de fevereiro, o general esteve na sessão de volta dos trabalhos STF. Bolsonaro não compareceu, alegando ter de viajar a São Paulo para acompanhar ações contra as chuvas intensas no estado.
Na ocasião, Bolsonaro enfrentava o auge da crise com o Supremo, após Moraes tentar obrigar o presidente a prestar depoimento à Polícia Federal. A oitiva seria no âmbito do inquérito que apurava o vazamento de informações sigilosas sobre um ataque hacker aos sistemas do TSE.
Nesta terça, Bolsonaro afirmou que não poderia participar da posse de Fachin e Moraes no TSE por ter “compromissos estabelecidos” no horário da sessão. O evento está marcado para 19h. O último compromisso previsto na agenda do presidente, porém, está marcado para 16h.