Na Argentina, Lula terá bilaterais com Maduro, presidente cubano e FAO
Em Buenos Aires, Lula terá reuniões bilaterais com presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz, e com diretor da FAO
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula embarca no domingo (22/1) para a primeira viagem internacional de seu terceiro mandato. O roteiro prevê visitas a Argentina e Montevideo, onde ele terá encontros com líderes de diversos países das américas.
A primeira parada será em Buenos Aires, onde Lula fará uma visita oficial ao presidente Alberto Fernández, e participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenho (Celac).
Durante a Celac, Lula terá ao menos três reuniões bilaterais. Como antecipou a coluna, duas delas serão com os presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro.
A ideia de Lula é usar os encontros com Díaz e Maduro para simbolizar a retomada das relações do Brasil com Cuba e Venezuela, que haviam sido praticamente cortadas durante o governo Jair Bolsonaro.
Como a coluna noticiou mais cedo, o governo Lula já deu, nesta semana, o primeiro passo para reabrir a embaixada e o consulado brasileiro em Caracas, capital da Venezuela. Ambos tinham sido fechados na gestão Bolsonaro.
Ainda em Buenos Aires, também está prevista uma reunião bilateral de Lula com o diretor da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), QU Dongyu.
Os três encontros bilaterais devem acontecer na terça-feira (24/1), durante a cúpula da Celac. O evento acontecerá no Hotel Sheraton, mesmo local onde Lula se hospedará durante a estada em Buenos Aires.
Segundo fontes do governo brasileiro, Lula não deverá ter encontros reservados com presidentes de outros países da América do Sul pois já conversou com a maioria deles durante sua posse, no início de janeiro.
Comitiva
O presidente brasileiro viajará acompanhado de pelo menos menos cinco de seus 37 ministros, além do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante.
Estão na lista da comitivas ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Itamaraty), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde) e Paulo Pimenta (Secom).
Em Buenos Aires, Lula e Alberto Fernández devem discutir, na segunda-feira (23/1), um novo acordo de integração energética para levar gás natural da bacia patagônica de Vaca Muerta até o Rio Grande do Sul.