metropoles.com

Incomodado, Múcio quer botar um “bode na sala” da PEC dos militares

Ministro da Defesa, José Múcio, está incomodado com a falta de prioridade dada pelo Congresso e até pelo governo à chamada PEC dos militares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Defesa, José Múcio
1 de 1 Ministro da Defesa, José Múcio - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Defesa, José Múcio, tem demonstrado incômodo, nos bastidores, com a falta de prioridade dada pelo Congresso e pelo próprio governo à PEC que restringe a participação de militares em eleições.

De autoria do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), a proposta começou a tramitar em setembro de 2023 e até agora não foi votada pelos senadores no plenário da Casa.

Em conversas reservadas com aliados, o ministro da Defesa atribui sobretudo a policiais militares o forte lobby que estaria impedindo que a proposta seja votada no Congresso Nacional.

Na avaliação de Múcio, embora esses policiais não sejam atingidos pelo texto original da PEC, a categoria tenta impedir a votação por um suposto temor de ser incluída posteriormente.

Segundo aliados, o ministro da Defesa admite que o próprio Palácio do Planalto também tem sua parcela de culpa, por não defender a votação da proposta no Legislativo como prioridade.

Nesse cenário, Múcio tem defendido, nos bastidores, que Lula edite uma medida provisória com o mesmo teor da PEC. A MP serviria como “bode na sala” para forçar que o tema seja priorizado.

O que diz a PEC dos militares

Segundo o texto da PEC, os militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que se candidatarem para cargos eletivos serão transferidos para a reserva no registro da candidatura.

A proposta prevê que a remuneração só será mantida se o militar tiver 35 anos de serviços prestados. Se tiver menos tempo de serviço, ele vai para a reserva não remunerada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?