metropoles.com

Mourão apresenta projeto para anistiar condenados do 8 de Janeiro

Mourão quer anistiar condenados por golpe de Estado e abolição do Estado Democrático, crimes que CPMI pediu indiciamento de Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra o vice-presidente Hamilton Mourão de terno e batendo continência - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o vice-presidente Hamilton Mourão de terno e batendo continência - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) protocolou nesta quinta-feira (19/10), no Senado, projeto de lei para anistiar parte dos condenados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro.

Mourão propõe anistiar apenas os condenados pelos crimes de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático. Condenados por depredar patrimônio público e por associação criminosa não estão incluídos.

“Não se pode apenar indistintamente aqueles manifestantes, pois a maioria não agiu em comunhão de desígnios. Ocorre que os órgãos de persecução penal não têm conseguido individualizar as condutas praticadas por cada um dos manifestantes”, alega Mourão na proposta.

O projeto foi protocolado um dia após a CPMI do 8 de Janeiro aprovar um relatório pedindo o indiciamento de Jair Bolsonaro e de generais da reserva pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolição do estado democrático.

“As condenações que o Supremo Tribunal Federal vem aplicando aos acusados é, data vênia, desproporcional e, por isso mesmo, injusta”, completa Mourão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?