metropoles.com

Moro sela acordo com cúpula do Podemos para decidir futuro partidário

Ex-juiz Sergio Moro definiu com a direção do Podemos um critério para decidir se migrará ou não para outro partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Sergio Moro chega ao Senado pela entrada do anexo I, nesta terça-feira(23/11). O ex juiz entrou na liderança do Podemos antes da coletiva, onde vai defender Auxílio Brasil
1 de 1 Sergio Moro chega ao Senado pela entrada do anexo I, nesta terça-feira(23/11). O ex juiz entrou na liderança do Podemos antes da coletiva, onde vai defender Auxílio Brasil - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ex-juiz Sergio Moro fechou uma espécie de acordo com a cúpula do Podemos para definir se permanecerá no partido ou se disputará a Presidência da República este ano pelo União Brasil. O acerto tem como principal critério o valor do fundo eleitoral.

Em uma conversa recente, Moro pediu a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, que garantisse à campanha dele um montante equivalente a cerca de 50% do valor total do fundo eleitoral que a sigla receberá em 2022, calculado em mais de R$ 200 milhões.

13 imagens
A seguir, os candidatos à Presidência
Ciro Gomes, do PDT
Felipe d'Ávila, do Novo
1 de 13

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 13

A seguir, os candidatos à Presidência

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
5 de 13

Ciro Gomes, do PDT

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
6 de 13

Felipe d'Ávila, do Novo

Reprodução/Instagram
7 de 13

Jair Bolsonaro, do PL

Alan Santos/PR
8 de 13

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
9 de 13

Leonardo Péricles, do UP

Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira
10 de 13

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

Fábio Vieira/Metrópoles
13 de 13

Simone Tebet, do MDB

Igo Estrela/Metrópoles

Renata, no entanto, respondeu a Moro que só poderia oferecer metade do que ele havia pedido. Argumentou que precisará usar o fundo eleitoral para bancar outras campanhas de candidatos do partido a governador, senador, deputado estadual e, sobretudo, deputado federal.

Ao ex-juiz, a presidente do Podemos explicou que o valor que pode oferecer a ele havia sido acordado com a bancada do partido do Senado e outras personalidades da legenda. Em uma série de reuniões, todas essas lideranças teriam concordado que seria inviável atender ao pedido de Moro.

Diante desse cenário, Renata Abreu e o ex-juiz da Lava Jato selaram um entendimento: se ele achar que o montante do fundo oferecido pelo Podemos é insuficiente, estará “liberado” para migrar para outro partido, sem ressentimentos. Entre eles, o União Brasil, que terá fundão de cerca de R$ 1 bilhão este ano.

A avaliação no Podemos é de que o partido não tem condições de competir numa disputa financeira com outras legendas com fundo eleitoral maior. Principalmente quando precisará eleger uma bancada robusta na Câmara dos Deputados para garantir a sobrevivência da sigla a partir de 2023.

O número de deputados federais eleitos por cada partido determina o valor dos fundos eleitoral e partidário e o tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio. Ou seja, quanto maior a bancada eleita, maiores serão as verbas e o tempo de exposição que uma sigla terá para promover o partido e seus futuros candidatos.

Foi com base nessa avaliação que Renata Abreu passou a admitir a integrantes do União Brasil que topa ceder o ex-juiz para a legenda. Como revelou a coluna, a sinalização foi dada pela dirigente após reunião com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, na sexta-feira (21/1), em São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?