metropoles.com

Moro quer mudar regra para definição da meta de inflação

Em suas primeiras propostas no Senado, Moro protocolou emendas para manter Coaf no Banco Central e mudar regra para definir meta de inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Senador Sergio Moro sessão de posse dos senadores eleitos eleição 2022 - metrópoles
1 de 1 Senador Sergio Moro sessão de posse dos senadores eleitos eleição 2022 - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O agora ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR) teve a área econômica como foco nas primeiras propostas que protocolou no Senado nesta quinta-feira (2/2), um dia após tomar posse.

Moro apresentou duas emendas à medida provisória editada pelo governo Lula em janeiro e que tansferiu o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) do Banco Central para o Ministério da Fazenda.

Uma das emendas propõe manter o Coaf vinculado ao Banco Central, onde o ex-juiz da Lava jato avalia que o órgão estaria mais protegido contra eventuais interferências políticas.

O Coaf era vinculado ao Ministério da Fazenda até o governo Temer. No início da gestão Bolsonaro, porém, o conselho foi transferido para o Ministério da Justiça, a pedido de Moro, então ministro da pasta.

Em uma reação contra o ex-juiz, o Congresso Nacional alterou a decisão de Bolsonaro e devolveu o órgão, primeiro, para o Ministério da Economia e, depois, para o Banco Central.

Emenda 3 – Mp 1158 (Coaf-bacen) by Gustavo Zucchi on Scribd

Meta de inflação

Na outra emenda, Moro sugere acrescentar dois artigos à MP por meio dos quais prõpõe mudanças nas regras de definição da meta de inflação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O ex-juiz propõe que a fixação ou alteração das metas de inflação e dos respectivos intervalos de tolerância (as chamadas “bandas”) só sejam aprovadas se houver “unanimidade” dos votos no conselho.

Caso a unanimidade não seja alcançada, a emenda prevê que prevalecerá o voto do membro do CMN que tenha proposto as menores metas de inflação e de intervalo de tolerância.

“É uma proposta relevante que estabelece uma proteção maior em relação as decisões do CMN relativas às metas de inflamação e os intervalos de tolerância”, argumenta Moro.

Atualmente, para aprovar mudanças na meta de inflação, basta aval da maioria dos três membros do conselho. O colegiado é composto pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central.

Emenda 2 – MP 1158 (Metas Inflação) by Gustavo Zucchi on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?