metropoles.com

Moraes questionou Mauro Cid sobre atuação de Bolsonaro no 8 de Janeiro

Em depoimento na quinta-feira (21/11), ministro Alexandre de Moraes indagou Mauro Cid sobre a participação de Jair Bolsonaro no 8 de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Alexandre de Moraes é relator da ação contra Zambelli no STF
1 de 1 Alexandre de Moraes é relator da ação contra Zambelli no STF - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O ministro do STF Alexandre de Moraes usou o depoimento de Mauro Cid, na quinta-feira (21/11), para tentar avançar nas investigações sobre a possível participação do ex-presidente Jair Bolsonaro no 8 de Janeiro.

Na oitiva, segundo apurou a coluna, Moraes questionou o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro sobre qual teria sido a atuação do ex-presidente da República na invasão às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

5 imagens
O ministro do STF Alexandre de Moraes
PF localizou um documento contendo informações sobre a delação Cid na mesa do coronel Flávio Botelho Peregrino
Mauro Cid e Bolsonaro durante a posse presidencial em 2019
Após Cid depor por 3h no STF, Moraes decide manter acordo de delação. Cid não deixou de ser indiciado por trama golpista
1 de 5

Após Mauro Cid depor por 3h no STF, Alexandre de Moraes decide manter acordo de delação. Cid não deixou de ser indiciado por trama golpista

Mateus Salomão/Metrópoles
2 de 5

O ministro do STF Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 5

PF localizou um documento contendo informações sobre a delação Cid na mesa do coronel Flávio Botelho Peregrino

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Mauro Cid e Bolsonaro durante a posse presidencial em 2019

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Após Cid depor por 3h no STF, Moraes decide manter acordo de delação. Cid não deixou de ser indiciado por trama golpista

Igo Estrela/Metrópoles

 

Aliados de Cid dizem que teria sido a primeira vez que o ministro do STF perguntou ao tenente-coronel sobre a eventual participação de Bolsonaro nos atos golpistas realizados após a posse do presidente Lula.

Mauro Cid poupou Bolsonaro

Segundo fontes do Supremo, Cid teria poupado o ex-chefe na resposta. O militar afirmou que não sabia de qualquer atuação de Bolsonaro no 8 de Janeiro, porque ambos estavam nos Estados Unidos no dia das invasões.

Ainda de acordo com essas fontes, Cid relatou que mora perto de onde funcionou o acampamento golpista Brasília e que viu o número de manifestantes diminuir após Bolsonaro deixar o Brasil.

No depoimento, Moraes também questionou o ex-ajudante de ordens se ele conhecia alguns dos empresários apontados como financiadores do 8 de Janeiro. Cid respondeu que não.

Moraes foi “objetivo”

Fontes que acompanharam o depoimento  dizem que a oitiva foi “rápida, direta e objetiva”. Moraes teria feito uma série de perguntas com objetivo de esclarecer alguns pontos da investigação.

Além do 8 de Janeiro, o ministro do STF questionou Mauro Cid sobre a reunião na casa do general Braga Netto em 12 de novembro de 2022, na qual um suposto plano para matar Lula teria sido discutido.

Cid reafirmou a Moraes que a reunião aconteceu na sala do apartamento de Braga Netto, em Brasília. O tenente-coronel disse, porém, ter participado apenas de parte do encontro e que desconhecia o suposto plano.

Segundo fontes do Supremo, Moraes não teria feito nenhuma pergunta a Cid sobre os inquéritos da falsificação de certificados de vacina contra a Covid-19 e o da venda ilegal das joias sauditas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?