metropoles.com

Ministros tranquilizam Lula sobre PGR interina

Presidente Lula foi tranquilizado sobre a subprocuradora Elizeta Ramos, que assumiu o comando interino da PGR após o fim do mandato de Aras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida presidente Lula - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente Lula - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Lula foi tranquilizado por auxiliares em relação à subprocuradora Elizeta Ramos, que assumiu interinamente o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) após o fim do mandato de Augusto Aras.

Ministros e assessores do governo ponderaram a Lula que não há motivos para se preocupar com Elizeta, descrita por esses auxiliares presidenciais como uma subprocuradora “experiente e equilibrada”.

O presidente também foi avisado que Elizeta não pretende fazer mudanças bruscas na PGR. Ela teria prometido manter boa parte da equipe de Aras durante sua interinidade à frente do órgão.

Segundo auxiliares de Lula, essas ponderações contribuíram para a decisão do petista de deixar a indicação do sucessor de Aras para depois da cirurgia que fará no quadril, como a coluna antecipou no sábado (23/9).

Até então, havia um temor no Planalto com o passado de Elizeta. Como noticiou a coluna, a subprocuradora já assinou uma nota defendendo a nomeação de Sergio Moro para o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro.

Novas reuniões só após a cirurgia

Tranquilizado sobre Elizeta, Lula pediu a assessores que adiassem para depois da cirurgia as reuniões com cotados para a PGR. A ordem é para que os encontros só sejam retomados após o petista se recuperar do procedimento.

Com esses pedidos do presidente da República, auxiliares de Lula já preveem que o anúncio do sucessor definitivo de Aras na PGR pode acabar ficando para o final de outubro.

Cotados para a PGR

Até o momento, os subprocuradores Paulo Gonet e Antônio Carlos Bigonha são considerados os mais cotados para a vaga. Os dois, inclusive, já foram recebidos pelo presidente no Palácio do Planalto.

Lula, no entanto, indicou, nos bastidores, desejo de ter um novo encontro com Gonet e Bigonha. Também pediu a auxiliares que o trouxessem novas sugestões para a chefia da PGR.

Entre os novos nomes sugeridos ao petista, estão os subprocuradores Luiz Augusto dos Santos Lima, Aurélio Rios e Carlos Frederico Santos, os quais devem ser recebidos pelo presidente após a cirurgia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?