Ministros pedem para acompanhar Lula na viagem aos Estados Unidos
Ministros do governo começam a enviar pedidos ao Palácio do Planalto para acompanharem Lula na viagem aos Estados Unidos, em fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
Tão logo Lula confirmou a data de sua ida aos Estados Unidos, ministros do governo começaram a enviar solicitações formais ao Palácio do Planalto pedindopara acompanhar o presidente na viagem.
Uma das que já fez o pedido foi a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A solicitação foi feita por ela à assessoria especial da Presidência da República na quinta-feira (19/1).
No pedido, ao qual a coluna teve acesso, a ministra justifica que a pasta simboliza um pilar do novo governo e um “compromisso com a promoção da Igualdade Racial enquanto política de estado”.
Anielle Franco, que é negra, também lembra do histórico da luta antirracista nos Estados Unidos e da mobilização mais recente em torno da morte de George Floyd.
“A atuação deste ministério junto à Presidência da República em missão aos Estados Unidos da América oportuniza a retomada dos acordos bilaterais diante da promoção da igualdade racial entre ambos países, de histórias igualmente marcadas pelos revezes do racismo antinegro”, afirmou no texto.
O chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim, afirmou à coluna que ainda não houve tempo para tratar do assunto, mas destacou que o pedido de Anielle “merece total simpatia” dele.