metropoles.com

Ministros do STF discutem meio-termo para orçamento secreto

Na sexta-feira (5/11), a ministra Rosa Weber suspendeu, liminarmente, a execução das emendas de relator ao Orçamento da União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Sede do STF
1 de 1 Sede do STF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) discutem, nos bastidores, um meio-termo para a execução das emendas de relator ao Orçamento da União, que ficou conhecida como “Orçamento Secreto“.

Segundo apurou a coluna, os magistrados buscam consenso para uma saída que mantenha o mecanismo, mas, ao mesmo tempo, obrigue o Congresso Nacional a aumentar a transparência sobre a execução dessas emendas.

As conversas pelo meio-termo têm sido lideradas por ministros como Gilmar Mendes, um dos integrantes da Corte que mais têm interlocução política com parlamentares e integrantes do Executivo.

Na última sexta-feira (5/11), a ministra do STF Rosa Weber suspendeu, liminarmente, a execução das emendas de relator. A liminar foi dada durante análise de ação protocolada pelo PSol contra o “Orçamento Secreto”.

Na decisão, a ministra do Supremo considerou que o regramento pertinente a esse tipo de emenda precisa de ampla publicidade, em plataforma centralizada.

Rosa pediu que o presidente do STF, Luiz Fux, submetesse sua liminar aos demais ministros da Corte. O julgamento ocorrerá no plenário virtual a partir da 0h desta terça-feira (9/11) e até 23h59 da quarta-feira (10/11).

O placar do julgamento é considerado imprevisível por integrantes das cúpulas do Congresso e do Palácio do Planalto e até por ministros do próprio Supremo. Por isso a busca de consenso para um meio-termo.

Inauguradas no Orçamento de 2020, as emendas de relator são distribuídas pelo relator-geral do Orçamento da União. Governistas têm usado a liberação dessas emendas em busca de apoio em votações no Legislativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?