metropoles.com

Ministros apostam que Bolsonaro escolherá assessor para o STJ

STJ tem nova vaga aberta após a aposentadoria compulsória do ministro Félix Fischer; vaga é destinada ao quinto constitucional da advocacia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Fachada do Superior tribunal de justiça - STJ
1 de 1 Fachada do Superior tribunal de justiça - STJ - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Assessor especial de Jair Bolsonaro, o advogado José Vicente Santini tem sido apontado por ministros do governo como um dos nomes do presidente da República para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Há no governo quem aposte que Santini pode ser indicado até mesmo para a vaga do ministro Félix Fischer, que se aposentou compulsoriamente da Corte nessa segunda-feira (22/8), dias antes de completar 75 anos de idade.

A vaga é destinada ao quinto constitucional da advocacia. Por isso, é definida a partir de uma lista sêxtupla votada pela OAB. Desses nomes, os ministros do STJ escolhem três e enviam para definição do presidente da República.

Integrantes do governo ponderam que uma eventual escolha de Santini passa necessariamente pela reeleição de Bolsonaro em outubro. Se reeleito, o presidente teria condições para articular o nome do assessor na OAB e no STJ.

Santini é formado em Direito, tem mestrado e está concluindo doutorado na área. Amigo dos filhos de Bolsonaro, o advogado já foi secretário Nacional de Justiça e secretário-executivo da Casa Civil do governo federal.

Outro cotado

Outro nome citado por integrantes do governo para a vaga de Fischer no STJ é o do advogado da União Otavio Luiz Rodrigues Junior. Ele é atual conselheiro do CNMP, o Conselho Nacional do Ministério Público.

Otavio está em seu segundo mandato como conselheiro do CNMP. Nos dois mandatos, ele foi indicado para o colegiado na vaga destinada à Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?