Ministro de Lula reconhece vitória de Trump antes do presidente
Ministro do governo Lula reconheceu a vitória de Donald Trump na manhã desta quarta-feira (6/11) antes mesmo que o presidente brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, reconheceu a vitória de Donald Trump nas eleições para a Casa Branca antes mesmo que o presidente Lula.
Em uma mensagem publicada no X às 7h50 desta quarta-feira (6/11), o ministro afirmou que “a mais rica nação do mundo elegeu um presidente que cultiva os piores valores humanos”.
“A mais rica nação do mundo elegeu um presidente que cultiva os piores valores humanos. Nega as mudanças climáticas e a ciência e apoia a extrema direita no mundo. Tempos difíceis para a humanidade”, escreveu Teixeira, sem citar Trump nominalmente.
Lula, por sua vez, só reconheceu a vitória de Trump publicamente uma hora depois que o ministro do Desenvolvimento Agrário, em mensagem publicada às 8h56 no X.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo.”, escreveu o mandatário brasileiro.
Lula torcia para adversária de Trump
Durante a campanha, Lula assumiu publicamente que estava “torcendo” para Kamala Harris. Em uma entrevista na sexta-feira (1º/11), ele afirmou que a vitória da candidata sobre Trump seria mais “seguro” para a democracia.
“Sou amante da democracia. Acho que é o melhor sistema de governo que a sociedade construiu no mundo. Ela permite aos contrários, os antagônicos, uma disputa civilizada na discussão de ideias, sem violência. Acho que a Kamala ganhando as eleições, é muito mais seguro para fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, afirmou Lula a uma emissora de TV francesa.