Ministro de Lula provoca Bolsonaro e Tarcísio após 2º turno da eleição
Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira debochou de Jair Bolsonaro e de Tarcísio de Freitas após 2º turno das eleições de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, debochou do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por causa do resultado do segundo turno das eleições municipais de 2024.
O ministro escreveu no X, antigo Twitter, que Bolsonaro “foi o grande derrotado da eleição” e que quem ganhou as eleições foi a base do presidente Lula, apesar do mau de desempenho do PT nas capitais em que disputou.
“Quem ganhou as eleições no Brasil foi a base do presidente Lula. Esqueçam Jair Bolsonaro e Tarcísio Gomes de Freitas”, escreveu o ministro da Agricultura, que é filiado ao PT.
Embora tenha sido provocado pelo ministro de Lula, Tarcísio tenha uma importante vitória pessoal na eleição. O governador conseguiu reeleger o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Tarcísio foi o principal cabo eleitoral do emedebista.
Desempenho do PT e do PL
Já o PL de Bolsonaro, como noticiou a coluna, conseguiu eleger apenas dois dos nove candidatos da sigla que disputaram o segundo turno nas capitais. Em todo o pleito, a sigla elegeu quatro capitais: Cuiabá, Maceió, Rio Branco e Aracaju.
Um dos eleitos do PL nesse domingo foi o deputado federal Abílio Brunini. Considerado um bolsonarista “raiz”, o parlamentar derrotou o candidato do PT na disputa, Lúdio Cabral, e se elegeu prefeito de Cuiabá, capital do Mato Grosso.
O partido de Bolsonaro também elegeu nesse domingo Emília Correa como prefeita de Aracaju (SE). A política, que não é da ala bolsonarista da legenda, ganhou do candidato do PDT na disputa, Luiz Roberto.
Já o PT de Lula elegeu apenas um dos quatro candidatos a prefeito que tinha nas capitais brasileiras. O prefeito eleito foi o petista Evandro Leitão, que derrotou o bolsonarista André Fernandes (PL) em Fortaleza.