metropoles.com

Ministro da Justiça terá de explicar motociata com Allan dos Santos

Deputado protocola requerimento de informação após Anderson Torres se recusar a comentar participação de blogueiro em motociata nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, durante coletiva sobre o combatministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, durante coletiva sobre o combate ao desmatamento ilegal e ao desmatamento ilegal 14
1 de 1 ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, durante coletiva sobre o combatministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, durante coletiva sobre o combate ao desmatamento ilegal e ao desmatamento ilegal 14 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Justiça, Anderson Torres, pode ter de explicar à Câmara dos Deputados a participação do blogueiro Allan dos Santos em motociata do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos.

Após Torres ter se recusado a falar sobre o assunto em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, o deputado Davi Miranda (PDT-RJ) protocolou, na última quarta-feira (15/6), requerimento de informação.

No documento, o parlamentar questiona o motivo de o ministro não ter informado à polícia internacional, a Interpol, a localização de Allan dos Santos, procurado pela Justiça brasileira.

“Sem o mínimo constrangimento, ao mesmo tempo em que tenta criar dificuldades ao processo de extradição, o presidente Bolsonaro prestigia o seu assecla e parece valer-se de sua atuação e serviços em território estadunidense. Não é possível ficar indiferente ao ultraje às instituições brasileiras que representou a participação ostensiva do senhor Allan dos Santos numa motociata em Orlando, organizada por simpatizantes do governo, no último dia 11 de junho”, diz o parlamentar no pedido.

Como mostrou o Metrópoles, o youtuber bolsonarista foi visto em live de Bolsonaro nas redes sociais, participando da motociata organizada por apoiadores do presidente em Orlando, na Flórida.

Em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes atendeu a pedido da Polícia Federal e determinou a prisão de Santos. Ele é investigado em dois inquéritos: o das Fake News e sobre participação em milícias digitais que ameaçariam a democracia brasileira.

Na quarta-feira, o ministro da Justiça negou que tenha visto Allan dos Santos e se negou a dar mais explicações. “Eu não estive com esse cidadão, eu não vi esse cidadão nos Estados Unidos. Não tenho o que responder a respeito disso”, disse Torres.

Confira o requerimento de informação:

RIC-439-2022 by Gustavo Zucchi on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?