O novo ministério na mira do Centrão
De olho em mais espaço no governo Lula, caciques do Centrão passaram a mirar o comando do Ministério da Agricultura, atualmente com o PSD
atualizado
Compartilhar notícia
Caciques do Centrão começaram o ano de 2024 querendo abocanhar mais uma pasta do governo Lula. O alvo da vez é o poderoso Ministério da Agricultura, atualmente controlado pelo PSD.
Parlamentares do Centrão alegam haver uma insatisfação no Congresso com o atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e, por isso, passaram a defender a troca no comando da pasta.
Uma das alternativas pensadas pelo grupo seria convencer Lula a trocar Fávaro pelo atual secretário de Política Agrícola do ministério, Neri Geller, que é próximo do atual ministro.
Ex-deputado federal, Geller é filiado ao PP, partido do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e que já comanda atualmente o Ministério do Esporte com André Fufuca.
Geller foi ministro da Agricultura durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff e esteve com Lula no decorrer de toda a campanha eleitoral de 2022. O ex-deputado ajudou o petista na interlocução com o agronegócio.
Deputados do Centrão lembram que Geller foi vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e, por isso, teria mais “habilidade” nas negociações com o Congresso, área em que Fávaro tem sido criticado.