Ministério da Saúde cria sala para monitorar emergências climáticas
Ministério da Saúde criou uma “sala de situação” para monitorar emergências climáticas e propor respostas rápidas às tragédias
atualizado
Compartilhar notícia
Após tragédias como as fortes chuvas no Rio Grande do Sul e os recorrentes incêndios na região do Pantanal, o Ministério da Saúde decidiu criar uma “sala de situação” para monitorar emergências climáticas no Brasil.
O objetivo será permitir a elaboração de protocolos de resposta rápida para as tragédias climáticas no país. Além disso, a sala deve propor ações educativas e de capacitação para profissionais de saúde que atuam nas áreas afetadas.
O primeiro foco de observação da sala serão as queimadas intensas no Pantanal e a seca prolongada na Amazônia registradas nas últimas semanas. As altas temperaturas, por exemplo, são terreno fértil para o mosquito da dengue e da Zika.
A sala será vinculada à Secretaria de Vigilância em Saúde Ambiente do ministério, mas terá membros de outras secretarias da pasta. Inicialmente, o grupo se reunirá semanalmente em caráter ordinário e mediante convocação, em caráter extraordinário.