metropoles.com

Apoiador de Milei questiona quanto Planalto gastou com observador

Deputado Rodrigo Valadares, que viajou à Argentina para apoiar Javier Milei às custas Câmara, questiona Planalto sobre gastos com observador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Rodrigo Valadares, do União Brasil do Sergipe, e Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, gravam vídeo com Victoria Villarruel, candidata a vice-presidente na Argentina
1 de 1 Rodrigo Valadares, do União Brasil do Sergipe, e Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, gravam vídeo com Victoria Villarruel, candidata a vice-presidente na Argentina - Foto: Reprodução/Instagram

Após viajar a Buenos Aires às custas da Câmara para apoiar Javier Milei no primeiro turno, o deputado federal bolsonarista Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) resolveu questionar quanto o governo Lula gastou para enviar um servidor como observador do pleito presidencial na Argentina.

O questionamento foi feito pelo parlamentar por meio de um requerimento de informação à Secretaria-Geral da Presidência. No documento, ele pergunta os critérios e os valores gastos pelo Palácio do Planalto para enviar um servidor para acompanhar o primeiro turno da eleição argentina.

No pedido, Valadares reconhece que a “prática de observação internacional é normal e corriqueira”. Ele alega, porém, que os questionamentos seriam necessários devido a “inúmeras tentativas” do governo Lula de “interferência” na eleição em favor de Sergio Massa, candidato kirchnerista e adversário de Milei.

Como noticiou a coluna, o Planalto enviou para Buenos Aires como observador da eleição o servidor Alexandre Quintino. Ele trabalha na equipe do ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da Assessoria Especial do presidente e principal conselheiro de Lula para assuntos internacionais.

O servidor foi enviado a convite da Direção Nacional Eleitoral do Ministério do Interior argentino. Ele participou do Programa de Visitantes Internacionais para as Eleições Gerais da Argentina e ficou em Buenos Aires entre os dias 19 e 24 de outubro.

Deputado viajou para apoiar Milei

Embora tenha viajado a Buenos Aires como observador da Câmara dos Deputados, Rodrigo Valadares focou sua agenda no dia da eleição em eventos relacionados apenas a Milei, candidato da extrema direita. Ao todo, o parlamentar gastou ao menos R$ 4,5 mil só em diárias de hotel.

Como mostrou a coluna do Guilherme Amado, Valadares ficou hospedado em um hotel da rede Hilton em Puerto Madero, bairro nobre da capital portenha, entre os dias 19 e 23 de outubro. A “missão” foi autorizada pela Mesa Diretora da Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?