metropoles.com

Militares avaliam processar presidente da CPI por críticas às Forças Armadas

Um parecer jurídico já teria sido pedido para avaliar se a ação é possível, uma vez que, como senador, Omar Aziz tem imunidade parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Omar Aziz_CPI da Covid
1 de 1 Omar Aziz_CPI da Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Além da intimidadora nota oficial que soltaram, militares discutem, nos bastidores, processar o presidente da CPI da Covid do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), pela declaração de que “fazia muito tempo que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo”.

Segundo apurou a coluna com fontes militares, a ideia seria processar o senador por “danos morais coletivos”. Um parecer jurídico já teria sido pedido por integrantes das Forças Armadas para avaliar se a ação é possível, uma vez que, como senador, Aziz tem imunidade parlamentar, em tese.

Aziz fez a crítica aos militares durante a sessão da CPI da Covid na quarta-feira (7/7). O Palácio do Planalto, então, acionou o ministro da Defesa, general Braga Netto, que submeteu o assunto aos comandantes das três forças – Exército, Marinha e Aeronáutica – para que avaliassem conjuntamente a reação.

Após também ouvirem a assessoria parlamentar do Ministério da Defesa, os quatro decidiram, então, redigir a dura nota, na qual disseram, em tom ameaçador, que as forças “não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro“.

O presidente da CPI reagiu à nota. “Estão tentando distorcer minha fala e me intimidar. Não aceitarei! Não ataquei os militares brasileiros. Disse que a parte boa do Exército deve estar envergonhada com a pequena banda podre que mancha a história das Forças Armadas”, escreveu no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?