Mercadante e Tebet desistem de acompanhar Lula na COP27
Ex-ministro e senadora justificaram desistência alegando que precisam focar nos trabalhos presenciais da transição
atualizado
Compartilhar notícia
A comitiva de Lula na COP27, conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, no Egito, sofreu ao menos duas baixas. Convidados para acompanhar o presidente eleito, o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) desistiram de ir ao evento.
A informação foi confirmada por ambos à coluna. Tanto Mercadante quanto Tebet deram a mesma justificativa para a desistência: focar nos trabalhos presenciais da transição, que acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
“O dever me chama. Começamos o trabalho presencial (da transição), na quarta (16/11)”, disse Tebet, que é a coordenadora do grupo temático que cuidará da área de desenvolvimento social durante a transição.
Lula embarca para o Egito na segunda-feira (14/11). Ele deve viajar em um avião privado junto de sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, e de outros aliados e auxiliares. Entre eles, o ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-chanceler Celso Amorim.
Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e cotada para retornar ao cargo no novo governo Lula, já está no Egito participando dos primeiros dias da COP27. Deputada federal eleita, ela deve se juntar à comitiva do presidente eleito após a chegada dele à conferência.