Mercadante é cotado para assumir o Itamaraty em eventual governo Lula
Ex-ministro Aloizio Mercadante é um dos nomes cotados para ser ministro das Relações Exteriores de eventual novo governo Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-ministro Aloizio Mercadante é apontado por petistas graúdos, nos bastidores, como um dos nomes cotados para assumir o Ministério das Relações Exteriores de um eventual novo governo Lula.
Lideranças do PT próximas a Lula argumentam que Mercadante gosta da área internacional e teria o perfil para o cargo. A nomeação, dizem, também seria uma maneira de “reconhecer” o trabalho dele na campanha.
Ex-ministro de várias pastas nas gestões Dilma Rousseff, Mercadante é um dos coordenadores da campanha de Lula este ano. Foi ele quem comandou, por exemplo, a elaboração do plano de governo do ex-presidente.
Formado em Economia pela Universidade de São Paulo, a USP, o ex-ministro tem 68 anos de idade e, atualmente, preside a Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT.
Até então, o nome mais cotado nos bastidores para assumir o Itamaraty era o do diplomata de carreira Celso Amorim, que foi o chanceler brasileiro durante os dois primeiros governos de Lula.
Aliados de Lula ponderam, contudo, que o ex-presidente tem defendido que é preciso “renovar” e que Amorim, aos 80 anos de idade, poderia atuar como um conselheiro de Lula e Mercadante na área internacional.