Meirelles tenta compor chapa com vice de Doria e irrita Caiado
Ao mesmo tempo que mantém conversa para disputar Senado por Goiás, ex-ministro da Fazenda tenta ser vice de Rodrigo Garcia em SP pelo MDB
atualizado
Compartilhar notícia
Atual secretário da Fazenda de João Doria, Henrique Meirelles (PSD) tem feito jogo duplo na reta final para escolha do partido e do estado pelo qual disputará as eleições deste ano.
Ao mesmo tempo em que mantém sua pré-candidatura ao Senado em Goiás pelo PSD, Meirelles se movimenta para ser candidato a vice-governador de Rodrigo Garcia (PSDB) em São Paulo pelo MDB.
O movimento tem irritado o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Candidato à reeleição, Caiado vinha negociando para ter Meirelles como candidato ao Senado em sua chapa.
Há também reclamações de prefeitos e outras lideranças políticas de Goiás. A crítica é de que a indecisão de Meirelles atrasa o fechamento de acordos políticos para as eleições no estado.
O que pensa o grupo de Doria
Por outro lado, a articulação para ser candidato a vice-governador paulista agrada Rodrigo Garcia, que assumirá o governo do estado em 2 de abril no lugar de João Doria, que disputará o Palácio do Planalto.
Segundo aliados, Garcia acredita que Meirelles pode ajudá-lo a dar peso a sua chapa. O secretário tem 76 anos de idade e já foi presidente do Banco Central no governo Lula e ministro da Fazenda na gestão Michel Temer.
A avaliação também é de que, como candidato a vice-governador, Meirelles terá mais tempo para ajudar no plano econômico da campanha de Doria à Presidência da República.
O ex-ministro terá de tomar uma decisão até 2 de abril, quando acaba o prazo para candidatos definirem o partido e o domicílio eleitoral pelo qual disputarão o pleito de outubro.