Médico de SP eleito para CFM já ofendeu ministra da Saúde de Lula
Eleito como representante de São Paulo no CFM, médico Francisco Cardoso já disparou ofensas contra ministra da Saúde de Lula, Nísia Trindade
atualizado
Compartilhar notícia
Eleito como representante de São Paulo no Conselho Federal de Medicina (CFM), o médico infectologista Francisco Eduardo Cardoso em um histórico de ofensas à ministra da Saúde do governo Lula, Nísia Trindade.
Nas redes sociais, Cardoso já afirmou em mais de uma ocasião que Nísia é “mentirosa” porque é “comunista”. Também já chamou a ministra e Lula de “genocidas” pela conduta do governo na vacinação contra a dengue.
“Ela é comunista. Como toda comunista, ela mente que nem sente”, escreveu o infectologista em seu X (antigo Twitter) em dezembro de 2023.
A ofensa foi uma resposta de Cardoso a uma postagem na qual a ministra da Saúde anunciava a criação de um sistema virtual do WhatsApp para rebater “fakenews” sobre vacinas e outros temas da pasta.
Como mostrou o Metrópoles, Cardoso nega a eficácia da vacina contra a Covid-19, é contra a vacinação de crianças contra o coronavírus e já defendeu tratar a doença com medicamentos como a cloroquina.
“A ministra Nísia de Ogum Trindade ganhou o prêmio de fantasia mais assustadora do Halloween 2023. Em pleno dia das bruxas, ela incorporou a ‘persona’ com perfeição, e fantasiada de ‘Sinistra da Saúde’, anunciou a bruxaria e travessura mais perversa do dia: disse que vai incorporar a vacina de COVID para crianças no PNI. Em pleno Halloween, ela resolveu pregar a peça mais assustadora na nação e conseguiu, mas o bem sempre vencerá o mal e iremos sobreviver a mais essa traquinagem do governo comunista de Lula”, escreveu o infectologista em 31 de outubro de 2023.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 2020 que não há comprovação científica de que a cloroquina seja eficaz no combate ao vírus. A organização também pontuou que o medicamento pode causar efeitos colaterais.
Chapa vencedora
A chapa de Cardoso era autointitulada a “única chapa de direita para o CFM” e teve 37,97% dos votos válidos. O médico Krikor Boyaciyan, da mesma chapa “Força Médica”, será seu suplente.
A chapa teve apoio do empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. Hang chegou a gravar um vídeo pedindo apoio a Francisco Cardoso, divulgado pelo candidato nas redes sociais.