metropoles.com

MDB pressiona senador que apoia Boulos a deixar partido

Presidente do MDB fez chegar ao senador Giordano que sua permanência no partido está insustentável. Senador anunciou apoio a Boulos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem do senador Giordano e o deputado Guilherme Boulos
1 de 1 Imagem do senador Giordano e o deputado Guilherme Boulos - Foto: Reprodução

A cúpula do MDB pressiona o senador Alexandre Giordano, que decidiu apoiar Guilherme Boulos (PSol) na eleição municipal de São Paulo em 2024, a deixar o partido.

O principal motivo seria justamente o apoio do parlamentar a Boulos contra o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, que é do MDB e tentará reeleição este ano.

A coluna apurou que, nos últimos dias, o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, fez chegar a Giordano que a permanência do senador no partido se tornou insustentável.

No MDB, há muitas reclamações contra Giordano, sobretudo do entorno de Nunes. Alguns emedebistas já ameaçam, inclusive, acionar a comissão de ética da sigla para tentar expulsar o senador.

Polêmicas

Além do apoio a Boulos, caciques do MDB citam polêmicas que envolvem o nome do senador. Entre elas, a acusação de transferência fraudulenta de uma de suas empresas para um ex-funcionário.

O caso foi revelado pelo Metrópoles em abril de 2023. O fato levou o senador paulista a ser investigado pela Polícia Civil de São Paulo pelo possível crime de estelionato.

À coluna, Giordano negou ter recebido qualquer recado direto ou indireto do presidente do MDB para que deixe a legenda. “Minha relação com Baleia é ótima. Relação democrática”, disse.

Interlocutores do presidente do MDB, porém, confirmam que ele já fez chegar ao senador que a permanência dele no partido é insustentável. Procurado oficialmente, Baleia não quis se pronunciar.

Aliança com Boulos

Empresário, Giordano assumiu uma cadeira no Senado em 2021 após morte por Covid-19 do então senador Major Olímpio (PSL), de quem era primeiro suplente.

Conforme a coluna antecipou em janeiro, Giordano deve ajudar Boulos na campanha, sobretudo na zona norte da capital paulista, aregião que reúne bairros como Freguesia do Ó e Casa Verde.

A aproximação entre o senador e Boulos começou no início de 2023, quando os dois passaram a cumprir agendas jntos em Brasilia e São Paulo, como a coluna noticiou à época.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?