MDB pressiona senador que apoia Boulos a deixar partido
Presidente do MDB fez chegar ao senador Giordano que sua permanência no partido está insustentável. Senador anunciou apoio a Boulos
atualizado
Compartilhar notícia
A cúpula do MDB pressiona o senador Alexandre Giordano, que decidiu apoiar Guilherme Boulos (PSol) na eleição municipal de São Paulo em 2024, a deixar o partido.
O principal motivo seria justamente o apoio do parlamentar a Boulos contra o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, que é do MDB e tentará reeleição este ano.
A coluna apurou que, nos últimos dias, o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, fez chegar a Giordano que a permanência do senador no partido se tornou insustentável.
No MDB, há muitas reclamações contra Giordano, sobretudo do entorno de Nunes. Alguns emedebistas já ameaçam, inclusive, acionar a comissão de ética da sigla para tentar expulsar o senador.
Polêmicas
Além do apoio a Boulos, caciques do MDB citam polêmicas que envolvem o nome do senador. Entre elas, a acusação de transferência fraudulenta de uma de suas empresas para um ex-funcionário.
O caso foi revelado pelo Metrópoles em abril de 2023. O fato levou o senador paulista a ser investigado pela Polícia Civil de São Paulo pelo possível crime de estelionato.
À coluna, Giordano negou ter recebido qualquer recado direto ou indireto do presidente do MDB para que deixe a legenda. “Minha relação com Baleia é ótima. Relação democrática”, disse.
Interlocutores do presidente do MDB, porém, confirmam que ele já fez chegar ao senador que a permanência dele no partido é insustentável. Procurado oficialmente, Baleia não quis se pronunciar.
Aliança com Boulos
Empresário, Giordano assumiu uma cadeira no Senado em 2021 após morte por Covid-19 do então senador Major Olímpio (PSL), de quem era primeiro suplente.
Conforme a coluna antecipou em janeiro, Giordano deve ajudar Boulos na campanha, sobretudo na zona norte da capital paulista, aregião que reúne bairros como Freguesia do Ó e Casa Verde.
A aproximação entre o senador e Boulos começou no início de 2023, quando os dois passaram a cumprir agendas jntos em Brasilia e São Paulo, como a coluna noticiou à época.