MDB e PSD conquistam o maior número de capitais nas eleições de 2024
MDB e PSD conquistaram o maior número de capitais em 2024, com cinco cidades cada; PL e União Brasil ficaram com quatro capitais cada
atualizado
Compartilhar notícia
O MDB e o PSD saíram como os maiores vencedores das eleições municipais de 2024 nas 26 capitais brasileiras. Os dois partidos serão os que vão comandar o maior número de capitais a partir de 2025, com cinco capitais cada.
Controlado por Gilberto Kassab, o PSD superou o boicote de bolsonaristas e elegeu, no segundo turno, os prefeitos de Belo Horizonte e Curitiba. No primeiro turno, venceu em Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís.
Já o MDB, presidido pelo deputado federal Baleia Rossi (SP), venceu no segundo turno em São Paulo, Porto Alegre e Belém. A sigla já tinha levado Macapá e Boa Vista no primeiro turno.
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro viu seu partido, o PL, conquistar quatro capitais, sendo Cuiabá e Aracaju no segundo turno e em Macéio e Rio Branco na primeira etapa da eleição.
Com o resultado, o PL de Bolsonaro empata com o União Brasil, que também teve quatro vitórias nas capitais brasileiras. A sigla comandada por Antonio Rueda administrará Salvador, Natal, Teresina e Goiânia.
O PT, partido do presidente Lula, conquistou apena uma capital: Fortaleza. Na capital cearense, o deputado estadual petista Evandro Leitão venceu o deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL).
Já o PP do atual presidente da Câmara, Arthur Lira, conquistou duas prefeituras de capitais, onde conseguiu reeleger os atuais prefeitos. São elas: João Pessoa e Campo Grande.
O Podemos também tem venceu em duas capitais: Porto Velho e Palmas. PSB, em Recife; Republicanos, em Vitória; e Avante, em Manaus, completam a lista, com uma capital cada um.
Confira as capitais por partido:
MDB
São Paulo (SP) – Ricardo Nunes
Macapá (AP) – Dr. Furlan
Boa Vista (RR) – Arthur Henrique
Porto Alegre (RS) – Sebastião Melo
Belém (PA) – Igor Normando
PSD
Belo Horizonte (MG) – Fuad Noman
Rio de Janeiro (RJ) – Eduardo Paes
Curitiba (PR) – Eduardo Pimentel
Florianópolis (SC) – Topazio Neto
São Luís (MA) – Eduardo Braide
União Brasil
Salvador (BA) – Bruno Reis
Teresina (PI) – Silvio Mendes
Natal (RN) – Paulinho Freire
Goiânia (GO) – Sandro Mabel
PL
Rio Branco (AC) – Tião Bocalom
Cuíaba (MT) – Abílio Brunini
Macéio (AL) – JHC
Aracaju (SE) – Emilia Correa
PSB
Recife (PE) – João Campos
PP
João Pessoa (PB) – Cícero Lucena
Campos Grande (MS) – Adriane Lopes
Republicanos
Vitória (ES) – Lorenzo Pazolini
Podemos
Porto Velho (RO) – Léo Morais
Palmas (TO) – Eduardo Siqueira
Avante
Manaus (AM) – David Almeida
PT
Fortaleza (CE) – Evandro Leitão