metropoles.com

Marqueteiro de Lula topa ir para o governo, dizem aliados

Aliados do marqueteiro Sidônio Palmeira apostam que ele toparia assumir a Secom do governo, após negar o primeiro convite der Lula em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula sidonio
1 de 1 Lula sidonio - Foto: null

Resistente a assumir a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência no início do governo Lula, o marqueteiro Sidônio Palmeira agora toparia assumir um cargo no Palácio do Planalto, dizem aliados do publicitário.

Segundo esses aliados, Sidônio, que foi o responsável pelo marketing da campanha eleitoral de Lula em 2022, vê o governo em um cenário diferente em relação à transição do governo, quando negou o convite para a Secom.

4 imagens
Lula marcou confraternização de fim de ano com ministros para o dia 19 de dezembro
Pimenta, atual titular da Secom, pode ser rifado
Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 4

Amigo de Lula, Sidonio é cotado para chefiar Secom

2 de 4

Lula marcou confraternização de fim de ano com ministros para o dia 19 de dezembro

Ricardo Stuckert/PR
3 de 4

Pimenta, atual titular da Secom, pode ser rifado

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
4 de 4

Luiz Inácio Lula da Silva

Reprodução

Pessoas próximas ao marqueteiro afirmam que ele tem demonstrado preocupação com o desempenho da gestão Lula na área de comunicação. Especialmente por causa das eleições de 2026, quando o petista deve tentar reeleição.

O marqueteiro, que mora na Bahia, tem viajado a Brasília a cada 15 dias. Durante a passagem pela capital federal, ele costuma se reunir com Lula e ministros do governo, atuando como “conselheiro” informal.

Foi dele, por exemplo, a ideia do slogan da primeira fase do governo Lula: “União e Reconstrução“. O publicitário também opina em campanhas do governo e até na imagem pessoal do presidente, segundo relatos.

Nas últimas semanas, Lula passou a recorrer mais ao marqueteiro. Como a coluna mostrou, Sidônio colaborou, por exemplo, com o anúncio do pacote de corte de gastos feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Sidônio como assessor e Laércio ministro

Nos bastidores, fontes do Planalto afirmam que há diferentes cenários sendo avaliados para Sidônio. Uma deles seria o marqueteiro assumir o comando da Secom. Outra possibilidade seria ele virar assessor especial da pasta, sem as obrigações burocráticas.

Nesse cenário, o hoje secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela, poderia assumir a chefia do ministério. Laércio foi ministro interino nos meses em que Paulo Pimenta esteve na Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul.

Pimenta minimiza críticas e elogia Sidônio

Atual titular da Secom, o ministro Paulo Pimenta minimiza notícias de que Lula tem recorrido a Sidônio e nega que isso signifique um enfraquecimento dele no governo.

“Veja bem: eu não sou um publicitário, eu não sou um marqueteiro. O presidente Lula sempre teve secretários da Secom, mas o governo teve o João Santana, o Duda Mendonça, certo? Que são estratégias de comunicação, que trabalham em campanhas eleitorais. E o Sidônio é uma pessoa muito qualificada, uma pessoa em quem o presidente confia e eu também confio”, disse Pimenta em entrevista à coluna na segunda-feira (9/12).

O atual chefe da Secom também elogia o publicitário, o qual classifica como uma pessoa “qualificada”. “Quanto mais perto ele estiver de nós, mais ele nos ajuda”, afirmou.

“A ajuda do Sidônio sempre foi muito bem-vinda aqui. E tudo aquilo que o Sidônio puder colaborar com o nosso projeto e nosso governo para nós é muito importante e muito positivo”, acrescenta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?