metropoles.com

Um dia antes da PF, Marcos do Val escapou do Conselho de Ética

Conselho de Ética, que abriu os primeiros processos no Senado desde 2019, deixou representações contra Marcos do Val de fora da pauta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FELIPE MENEZES / SENADO
marcos-do-val1
1 de 1 marcos-do-val1 - Foto: FELIPE MENEZES / SENADO

Um dia antes de ser alvo de operação da Polícia Federal, Marcos do Val (Podemos-ES) escapou de ver aberta uma ação contra si no Conselho de Ética do Senado Federal.

O colegiado, que não se reunia para deliberar desde setembro de 2019, realizou uma sessão na quarta-feira (14/6), mas deixou de fora da pauta representações contra Marcos do Val.

Na reunião, o conselho abriu cinco representações contra senadores. São eles: Chico Rodrigues (PSB-RR), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Jorge Kajuru (PSB-GO), Cid Gomes (PDT-CE) e Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

Já a ação contra Do Val ficou de fora. Contra ele, há uma representação, protocolada pela Rede Sustentabilidade, justamente pelo vai e vem de narrativas sobre um suposto plano para incriminar Alexandre de Moraes.

As versões do “golpe” de Marcos do Val

Em fevereiro, enquanto Bolsonaro ainda estava nos Estados Unidos, Marcos Do Val procurou a imprensa para acusar o ex-presidente e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) de tentarem um “golpe” contra Moraes.

O objetivo, segundo o senador, seria tentar provar suposta parcialidade do ministro do STF na condução dos processos contra Bolsonaro e, assim, viabilizar a prisão do magistrado.

Posteriormente, Do Val mudou sua versão várias vezes. Ele passou a dizer que não foi coagido por Bolsonaro a participar da trama e que o ex-presidente ficou em silêncio na reunião do Alvorada.

Em depoimento à Polícia Federal, o senador disse que a autoria do plano contra Moraes seria de Daniel Silveira. O ex-deputado está preso por ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal.

Em março, a coluna flagrou o senador dizendo a militantes bolsonaristas que tentou “blindar” Bolsonaro, tentando afastar Moraes dos casos que envolvessem o ex-presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?