metropoles.com

Marajó: Lira vai criar comissão para apurar denúncias de abuso sexual

Presidente da Câmara, Arthur Lira avisou deputado que pede criação de comissão externa que irá ler o requerimento no plenário ainda nesta 4ª

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Douglas Gomes/Republicanos
Imagem mostra o presidente da Câmara, Arthur Lira, ao lado do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO)
1 de 1 Imagem mostra o presidente da Câmara, Arthur Lira, ao lado do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Douglas Gomes/Republicanos

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve instalar nesta quarta-feira (28/2) uma comissão externa de deputados para apurar in loco as denúncias de exploração sexual e tráfico de crianças na ilha de Marajó, no Pará.

Segundo o autor do requerimento que pede a criação do colegiado, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), Lira informou, em reunião na residência oficial na manhã desta quarta, que vai oficializar a comissão no plenário da Casa ainda hoje.

A comissão deverá ser criada sem ônus para a Câmara e será comandada por Ayres e pela presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputada federal Amanda Gentil (PP-MA).

A ideia dos integrantes da comissão externa é também  convidar autoridades do Executivo para visitar Marajó. Entre elas, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB).

“Essa missão é fundamental para garantir que as denúncias sejam tratadas com seriedade e que medidas efetivas sejam implementadas. Precisamos unir esforços para proteger as vítimas, punir os responsáveis e criar um ambiente seguro para a comunidade”, disse Ayres à coluna.

A exploração sexual na ilha voltou a ser debatida após a cantora gospel Aymeê lançar uma música em um reality show evangélico sobre o assunto. Na canção, a jovem fala sobre a exploração de crianças no arquipélago paraense.

“Enquanto isso no Marajó, o João desapareceu esperando os ceifeiros da grande seara”, diz um trecho da música. Depois da repercussão, vídeos de crianças em situação de vulnerabilidade social na Ilha do Marajó também começaram a ser compartilhados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?