Mamãe Falei se desfiliará neste fim de semana, diz líder do Podemos
“Soube que ele se desfiliará neste fim de semana”, disse à coluna o senador Alvaro Dias
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente do Podemos no Paraná e líder do partido no Senado, o senador Alvaro Dias afirmou à coluna, na tarde deste sábado (5/3), que o deputado estadual paulista Arthur do Val, o Mamãe Falei, deve pedir desfiliação da legenda ainda neste fim de semana.
“Soube que ele se desfilará neste fim de semana”, afirmou Dias. Mais cedo, a coluna já havia noticiado que a cúpula do Podemos esperava que o deputado se antecipasse a um processo de expulsão e pedisse ele próprio para deixar a sigla.
No início da tarde, o próprio Mamãe Falei anunciou ter desistido da pré-candidatura ao governo de São Paulo pelo Podemos. O parlamentar estadual havia se filiado à sigla em janeiro de 2022 para dar palanque ao ex-juiz Sergio Moro no estado, maior colégio eleitoral do Brasil.
A decisão de Arthur do Val veio após a coluna divulgar, em primeira mão, uma série de áudios enviados pelo parlamentar com teor sexista sobre refugiadas ucranianas. O deputado viajou à Ucrânia com pretexto de ajudar e divulgar os esforços da resistência contra a invasão russa.
Nas mensagens, o deputado estadual paulista disse que as ucranianas são “fáceis” de pegar, “porque são pobres”. Em outro áudio, Mamãe Falei afirmou que limparia com a língua o “cu” de “policiais deusas” que faziam o controle da fronteira.
Ouça o áudio:
Cobranças
Desde a noite dessa sexta-feira (4/3), diversas lideranças do Podemos têm cobrado a expulsão do deputado paulista. Um integrante da executiva nacional da sigla, como mostrou a coluna, chamou o parlamentar de “lixo”. Alvaro Dias também cobrou uma “posição vigorosa” da direção da legenda.
Até agora, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, só repudiou as declarações de Mamãe Falei e anunciou a abertura de um processo disciplinar interno para apurar os fatos. A dirigente, no entanto, não mencionou publicamente a possibilidade de expulsão.