metropoles.com

Mamãe Falei se desfiliará neste fim de semana, diz líder do Podemos

“Soube que ele se desfiliará neste fim de semana”, disse à coluna o senador Alvaro Dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
sp manifestacao mbl
1 de 1 sp manifestacao mbl - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

Presidente do Podemos no Paraná e líder do partido no Senado, o senador Alvaro Dias afirmou à coluna, na tarde deste sábado (5/3), que o deputado estadual paulista Arthur do Val, o Mamãe Falei, deve pedir desfiliação da legenda ainda neste fim de semana.

“Soube que ele se desfilará neste fim de semana”, afirmou Dias. Mais cedo, a coluna já havia noticiado que a cúpula do Podemos esperava que o deputado se antecipasse a um processo de expulsão e pedisse ele próprio para deixar a sigla.

No início da tarde, o próprio Mamãe Falei anunciou ter desistido da pré-candidatura ao governo de São Paulo pelo Podemos. O parlamentar estadual havia se filiado à sigla em janeiro de 2022 para dar palanque ao ex-juiz Sergio Moro no estado, maior colégio eleitoral do Brasil.

A decisão de Arthur do Val veio após a coluna divulgar, em primeira mão, uma série de áudios enviados pelo parlamentar com teor sexista sobre refugiadas ucranianas. O deputado viajou à Ucrânia com pretexto de ajudar e divulgar os esforços da resistência contra a invasão russa.

Nas mensagens, o deputado estadual paulista disse que as ucranianas são “fáceis” de pegar, “porque são pobres”. Em outro áudio, Mamãe Falei afirmou que limparia com a língua o “cu” de “policiais deusas” que faziam o controle da fronteira.

Ouça o áudio:

Cobranças

Desde a noite dessa sexta-feira (4/3), diversas lideranças do Podemos têm cobrado a expulsão do deputado paulista. Um integrante da executiva nacional da sigla, como mostrou a coluna, chamou o parlamentar de “lixo”. Alvaro Dias também cobrou uma “posição vigorosa” da direção da legenda.

Até agora, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, só repudiou as declarações de Mamãe Falei e anunciou a abertura de um processo disciplinar interno para apurar os fatos. A dirigente, no entanto, não mencionou publicamente a possibilidade de expulsão.

5 imagens
Arthur do Val e Renan Santos, do MBL, na Ucrânia
O deputado Arthur do Val viaja para acompanhar a guerra na Ucrânia
Sergio Moro e Arthur do Val
1 de 5

O deputado estadual Arthur do Val e o coordenador do grupo, Renan Santos, publicaram nas redes sociais vídeo em Viena, na Áustria, onde alugaram um carro e cruzaram a Eslováquia até entrar na Ucrânia

Reprodução/YouTube
2 de 5

Arthur do Val e Renan Santos, do MBL, na Ucrânia

Reprodução
3 de 5

O deputado Arthur do Val viaja para acompanhar a guerra na Ucrânia

Instagram
5 de 5

Sergio Moro e Arthur do Val

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?