Lupi convoca PDT para decidir posição no governo Lula e apoio a Lira
PDT também deve escolher deputado André Figueiredo, aliado de Ciro Gomes, como novo líder do partido na Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, convocou uma reunião dos membros da executiva nacional do partido para o início da tarde desta terça-feira (5/12).
As duas principais pautas do encontro serão definir a posição da legenda na eleição para as presidências da Câmara e do Senado e a “postura” do partido em relação ao governo Lula.
A tendência é que o PDT formalize apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) ao comando do Câmara e a de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado.
Sobre Lula, a legenda vai discutir até que ponto deve ir o apoio ao governo Lula. O principal debate será sobre assumir ou não ministérios na nova gestão do petista.
O PDT compõe a equipe de transição de Lula, mas uma ala do partido ligada a Ciro Gomes defende que a sigla não assuma cargos no governo, sob pena de atrapalhar os planos eleitorais do pedetista em 2026.
Ainda na reunião, o PDT deve escolher seu novo líder na Câmara. O escolhido deve ser o deputado André Figueiredo (PDT-CE), aliado de primeira hora de Ciro.