Lula vai à transposição do rio São Francisco para rebater Bolsonaro
Ex-presidente visitará transposição no início de agosto para tentar contrapor discurso de Jair Bolsonaro sobre a paternidade da obra
atualizado
Compartilhar notícia
Em pré-campanha ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula fará uma visita a trechos da transposição do rio São Francisco no início de agosto. A viagem, prevista para o dia 4, faz parte de uma estratégia eleitoral do petista para contrapor o discurso do presidente Jair Bolsonaro sobre a paternidade da obra.
Lula pretende visitar trechos do projeto em Jati (CE) e Salgueiro (PE), mesmo roteiro feito por Bolsonaro em fevereiro deste ano. Segundo petistas, a ideia do ex-presidente é usar a viagem para reforçar o discurso de que os governos Lula e Dilma foram responsáveis por mais de 80% das obras da transposição.
Lula baterá na tecla de que, quando Bolsonaro assumiu o governo, em 2019, o projeto já estava quase pronto e de que o atual governo pagou apenas 3% dos valores da obra. O governo Bolsonaro rebate e sustenta ter investido cerca de 24% de tudo que foi desembolsado na transposição desde 2008, quando as obras começaram.
Piauí
Um dia antes de visar os trechos da transposição do São Francisco, Lula deve cumprir agenda em Teresina, no Piauí, em 3 de agosto. No estado, administrado pelo PT desde 2014, o ex-presidente da República deve participar de eventos sobre segurança alimentar e combate à fome.