metropoles.com

Lula acerta troca no Turismo, mas nomeação de Sabino pode ficar para julho

Presidente Lula acertou nomeação do deputado Celso Sabino para o Ministério do Turismo, mas troca pode ser efetivada apenas em julho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem mostra a ex-ministra do Turismo Daniela do Waginho na Comissão temática na Câmara
1 de 1 Imagem mostra a ex-ministra do Turismo Daniela do Waginho na Comissão temática na Câmara - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A troca no comando do Ministério do Turismo ficará para depois da viagem que o presidente Lula fará à Europa na próxima semana.

A indicação foi dada pelo petista em conversa no sábado (17/6) com o deputado federal Celso Sabino (União-PA), que deve assumir a pasta.

Como noticiou a coluna, Lula e Sabino tiveram uma conversa reservada em Belém (PA), onde o presidente da República cumpriu agenda.

O petista deve embarcar na terça-feira (20/6) para agendas no Vaticano e em Paris, e só retornará ao Brasil no próximo fim de semana.

Troca só em julho?

No Palácio do Planalto, ministros e auxiliares presidenciais apostam que a nomeação de Sabino acabará ficando para o início de julho.

Isso porque, na última semana de junho, embora Lula vá estar no Brasil, várias lideranças do Congresso estarão em Lisboa para um fórum jurídico.

Um dos que estará em Portugal será o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um dos avalistas da nomeação de Sabino para o ministério.

Demissão

Como vem noticiando a coluna, o Planalto pressiona a atual ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a pedir demissão. A ministra, entretanto, resiste.

A vaga de Daniela foi reivindicada pela bancada do União Brasil na Câmara após Daniela e seu grupo político romperem com a cúpula do partido.

O indicado da bancada para o lugar da ministra foi o deputado federal Celso Sabino, que também é próximo de Arthur Lira.

4 imagens
Lula e Daniela Carneiro, ministra do Turismo, durante reunião no Planalto
Lula, Daniela Carneiro e Waguinho em 2022
1 de 4

Ex-ministra do Turismo, Daniela do Waginho, na Comissão temática na Câmara

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Lula e Daniela Carneiro, ministra do Turismo, durante reunião no Planalto

Ricardo Stuckert/Presidência da República
4 de 4

Lula, Daniela Carneiro e Waguinho em 2022

Divulgação

Compensação

Nos últimos dias, o marido da ministra e prefeito de Belford Roxo (RJ), o Waguinho, vem negociando cargos no segundo escalão do governo, para compensar a demissão da esposa.

O foco do prefeito são cargos em órgãos federais no Rio de Janeiro, reduto político do casal. Ele também reivindica liberação de recursos para Belford Roxo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?