Lula toma posse com petistas já defendendo sua reeleição em 2026
Apesar da promessa de não se reeleger, Lula toma posse neste domingo (1º/1) com petistas defendendo sua reeleição em 2026
atualizado
Compartilhar notícia
Luiz Inácio Lula da Silva tome posse neste domingo, 1º de janeiro de 2023, para o seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto com a promessa de não tentar reeleição em 2026.
Entre petistas próximos ao presidente empossado, no entanto, a aposta é de que a longa lista de aliados que miram a sucessão de Lula terá de aguardar até 2030 para disputar a Presidência.
Com um grande número de candidatos já se lançando nos bastidores, petistas preveem que a tendência é de que Lula acabe apontando próprio nome como o único de consenso na centro-esquerda para a disputa de 2026.
Na avaliação de aliados, Lula pode até mesmo incentivar a ambição de ministros e aliados ao longo dos próximos anos. Tudo para fortalecer a própria candidatura à reeleição.
Alguns nomes da equipe de Lula já se colocam como interessados na sucessão. Entre eles, o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça) e Simone Tebet (Planejamento).