metropoles.com

Lula toma posse com petistas já defendendo sua reeleição em 2026

Apesar da promessa de não se reeleger, Lula toma posse neste domingo (1º/1) com petistas defendendo sua reeleição em 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
O presidente eleito Lula anuncia no CCBB os últimos dezesseis ministros para compor seu governo. Ele fala diante de um púlpito cercado de autoridades e políticos - Metrópoles
1 de 1 O presidente eleito Lula anuncia no CCBB os últimos dezesseis ministros para compor seu governo. Ele fala diante de um púlpito cercado de autoridades e políticos - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

Luiz Inácio Lula da Silva tome posse neste domingo, 1º de janeiro de 2023, para o seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto com a promessa de não tentar reeleição em 2026.

Entre petistas próximos ao presidente empossado, no entanto, a aposta é de que a longa lista de aliados que miram a sucessão de Lula terá de aguardar até 2030 para disputar a Presidência.

Com um grande número de candidatos já se lançando nos bastidores, petistas preveem que a tendência é de que Lula acabe apontando próprio nome como o único de consenso na centro-esquerda para a disputa de 2026.

Na avaliação de aliados, Lula pode até mesmo incentivar a ambição de ministros e aliados ao longo dos próximos anos. Tudo para fortalecer a própria candidatura à reeleição.

Alguns nomes da equipe de Lula já se colocam como interessados na sucessão. Entre eles, o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça) e Simone Tebet (Planejamento).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?