Lula define temas sensíveis para tratar com secretário de Biden
Lula receberá secretário de Estado americano, Anthony Blinken, nesta quarta-feira (20/2), para tratar sobre Faixa de Gaza, Venezuela e ONU
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula receberá o secretário de Estado americano, Anthony Blinken, nesta quarta-feira (20/2) no Palácio do Planalto, em Brasília.
A pauta de Lula para a conversa, segundo apurou a coluna, tem cerca de 10 assuntos. Entre eles, alguns temas sensíveis, como o conflito na Faixa de Gaza e a situação política na Venezuela.
O petista também pretende abordar questões relacionadas à transição energética e à reforma de organismos internacionais, entre eles, o Conselho de Segurança da ONU.
A visita do secretário do governo Joe Biden ocorre em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel, após Lula comparar a morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto.
Blinken é judeu, e seu padrasto sobreviveu ao Holocausto. Após o ataque do Hamas que deixou centenas de mortos e deu início à guerra, em outubro, o secretário americano visitou Israel para oferecer apoio.
Veja a lista de temas que Lula pretende abordar com Blinken:
- Relações bilaterais;
- Transição energética;
- Mudanças climáticas;
- Iniciativas pelo trabalho digno;
- Conflito na Faixa de Gaza;
- Situação política na Venezuela;
- Reforma das instituições;
- Diretrizes do Brasil na presidência do G20;
- Governança global.