metropoles.com

Lula recua e aceita parceria com Tarcísio para túnel Santos-Guarujá

Até então, governo Lula havia decidido que obra do túnel Santos-Guarujá seria realizada sem participação financeira da gestão Tarcísio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YouTube/Reprodução
Lula chama Tarcísio de Freitas para discursar de improviso
1 de 1 Lula chama Tarcísio de Freitas para discursar de improviso - Foto: YouTube/Reprodução

O presidente Lula recuou e decidiu aceitar a parceria financeira com o governo de São Paulo, comandado pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá.

A decisão deve ser anunciada nesta terça-feira (30/1), após a reunião entre Lula e o governador no Palácio do Planalto. Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Silvio Costa Filho (Portos) também participam da conversa.

Até então, o governo federal tinha decidido que a obra do túnel, inscrita no PAC, seria realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), sem a participação financeira do governo paulista.

Tarcísio e parlamentares paulistas, porém, reclamam da decisão. Eles argumentam que a exclusão do governo estadual atrapalharia e atrasaria o andamento da obra.

O governador também sustentava, nos bastidores, que havia um acordo para o uso de recursos do estado na obra e que esse acordo teria sido descumprido pelo governo Lula.

Incomodado, Tarcísio desembarcou nesta terça em Brasília para uma série de reuniões sobre o tema. Antes de se reunir com Lula, o governador teve um encontro separado com Rui Costa e Silvio Costa Filho.

Leilão para PPP

A previsão da Autoridade Portuária de Santos, estatal que administra o porto da cidade, é realizar um leilão em novembro de 2024 para buscar um parceiro para a obra.

A estimativa do investimento para o túnel é de R$ 6 bilhões. Pela previsão inicial do governo federal, metade desse valor viria da Autoridade Portuária, e a outra metade seria bancada pela PPP.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?