metropoles.com

Lula sinaliza reforma ministerial casada com eleição na Câmara

Presidente Lula tem sinalizado a aliados que deve fazer uma reforma ministerial casada com a eleição para presidências da Câmara e do Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de presidente Lula com expressão séria no rosto saidinhas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula com expressão séria no rosto saidinhas - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O presidente Lula tem sinalizado a aliados que pretende fazer uma reforma ministerial de forma casada com a eleições para as presidências da Câmara e do Senado, marcadas para o início de fevereiro de 2025.

A ideia do petista, segundo auxiliares, é usar a reforma ministerial como moeda de troca com os partidos nas negociações para a escolha dos sucessores de Arthur Lira (PP-AL) e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

No Palácio do Planalto, já é dado como certo, por exemplo, que Lula vai tirar o ministro Alexandre Padilha da Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do governo com o Legislativo.

Após uma série de derrotas no Congresso, Lula já admite que precisa fazer mudanças na área. O petista, porém, resiste a fazer a troca agora para não ceder à pressão de Lira, que cobra há meses a demissão de Padilha.

O ministro, porém, não deve voltar para a Câmara, onde tem mandato de deputado. A tendência é de que Padilha seja remanejado para outra pasta, provavelmente o Ministério da Saúde, que comandou no governo Dilma.

Reforma deve contemplar Gleisi e Centrão

Lula também pretende mexer nos ministérios comandados por partidos do Centrão. A ideia é fazer trocas que ajudem a aumentar os votos a favor do governo no Congresso.

Aliados de Lula também apostam que a reforma deve abrir espaço para a atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, virar ministra. Uma das opções seria ela substitutir Wellington Dias no Ministério do Desenvolvimento Social.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?