metropoles.com

Lula recebe presidente da Petrobras para discutir preço de combustível

Lula recebeu a presidente da Petrobras na sexta-feira (27/9) para discutir possível redução no preço dos combustíveis após queda do petróleo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Magda Chambriard, nova presidente da Petrobras e o Presidente Lula durante cerimônia Planalto - Metrópoles
1 de 1 Magda Chambriard, nova presidente da Petrobras e o Presidente Lula durante cerimônia Planalto - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O presidente Lula recebeu a atual presidente da Petrobras, Magda Chambriard, na manhã desta sexta-feira (27/9) no Palácio do Planalto. Segundo apurou a coluna, um dos principais temas da conversa foi uma possível redução no preço dos combustíveis pela estatal.

A eventual diminuição no preço da gasolina pela empresa passou a ser avaliada após quedas recentes no valor do barril do petróleo nos mercados internacionais. O preço do barril vem caindo nas últimas semanas, em meio a notícias de uma redução da demanda mundial.

4 imagens
Em julho, a Petrobrás anunciou  seu último aumento no preço dos combustíveis
Na sexta-feira (27/9), Lula se reuniu com Magda Chambriard
Reservas de petróleo no Brasil têm aumento recorde em 2023, revela ANP
1 de 4

A presidente da Petrobras Magda Chambriard com Lula

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
2 de 4

Em julho, a Petrobrás anunciou seu último aumento no preço dos combustíveis

Aline Massuca/Metrópoles
3 de 4

Na sexta-feira (27/9), Lula se reuniu com Magda Chambriard

Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
4 de 4

Reservas de petróleo no Brasil têm aumento recorde em 2023, revela ANP

Getty images

No governo Lula, a avaliação é de que uma eventual diminuição no preço dos combustíveis pela Petrobras pode ajudar a compensar o esperado impacto sobre a inflação da bandeira vermelha na energia elétrica e do aumento no preço dos alimentos após as queimadas.

Em nota à coluna, a assessoria de imprensa da estatal informou apenas que o encontro entre Lula e Magda foi uma “reunião de rotina, para manter o acionista majoritário (governo) a par do andamento dos projetos da Petrobras”.

Petrobras aumentou preço em julho

No início de julho, a Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,20 centavos na gasolina vendida para as distribuidoras e de R$ 3,10 no preço do botijão de gás. Antes do anúncio, a presidente da estatal avisou Lula e ministros do governo sobre a decisão.

Nas conversas, Magda explicou que a estatal não aumentava o preço da gasolina desde agosto de 2023 e apresentou números que apontavam que o valor estava no limite e precisava ser reajustado na época. O reajuste foi o primeiro feito pela empresa desde que ela assumi o cargo, em maio.

A postura da executiva de procurar Lula foi elogiada no Palácio do Planalto. Nos bastidores, ministros palacianos lembraram que o antecessor de Magda na Petrobras, Jean Paul Prates, não costumava avisar previamente sobre os aumentos, o que incomodava Lula.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?