Lula recebe Haddad fora da agenda para discutir “MP do fim do mundo”
Lula se reuniu com Fernando Haddad no Palácio da Alvorada no domingo (9/6) para discutir MP que altera dedução do PIS/Cofins
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula recebeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite desse domingo (9/6), no Palácio da Alvorada, fora da agenda oficial. A reunião começou por volta das 20h e durou mais de duas horas.
Segundo apurou a coluna, um dos principais temas da conversa foi a medida provisória (MP) editada pelo governo para mudar regras de dedução do PIS/Cofins, apelidada jocosamente por empresários de “MP do fim do mundo”.
Número 2 de Haddad no ministério, Dário Durigan acompanhou o ministro na reunião com Lula. No sábado (8/6), o secretário ouviu pessoalmente duras críticas à MP durante um fórum empresarial no Guarujá (SP).
A MP foi editada pelo governo Lula na última terça-feira (4/6) para compensar a perda deste ano com a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.
Haddad quer negociar
Após as críticas, Haddad fez chegar a empresários que o governo federal topa negociar o texto. Com isso, tenta freiar a pressão do empresariado para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devolva a MP.
Ao longo da segunda-feira (10/6), o ministro tem uma série de reuniões com sua equipe e parlamentares governistas para discutir a MP. Haddad também participou da reunião de articulação política com Lula no Palácio do Planalto.